Simplesmente falar do que me inquieta numa sociedade que é tudo menos perfeita.... Em que apenas os pequenos momentos nos fazem acreditar que vale a pena viver...It's not my choice, is it?

quarta-feira, junho 15, 2005

as palavras...

"mas komo sei s eles kompreenderam?
porke as palavras sao inertes
São apenas simbolos.
estão mortas, sabias?"

uma coisa k sempre me preokupou, foi a utilização adekuada
das palavras, e o seu significado! como pode alguém vir,
por ex, dizer-me " tu n sabes o k é o amor!". e kem é essa
pessoa pa saber? como sabemos k tamos a falar do mesmo
sentimento? "...as palavras são inertes...", como podemos
saber k uma palavra significa exactamente para outra pessoa
o k signifika para nós? é completamente impossivel... cada
pessoa utiliza o seu próprio dialecto interior, de modo a tentar
perceber melhor o mundo k a rodeia...

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É impossivel as palavras terem o msm sentido p todos...msm p uma só pessoa em contextos diferentes, em tons diferentes, em estados d espirito diferentes, uma msm palavra pode significar csas bem diferentes...
N vale a pena tentar explicar...pq faz parte da natureza das palavras ser axim...é uma caracteristica por demais vincada!

1:22 da tarde

 
Blogger gomas said...

epah.. eu até te explicava isso mas ia levar mto tempo ptt explico-te depois pessoalmente..

Só para te dar uma ideia, aquilo que nos difere realmente dos animais ditos irracionais é a capacidade de ter sentimentos..

Foi, sem duvida, um dos melhores posts do teu blog.. continua assim q tás lá!

Abraço

6:03 da manhã

 
Blogger Igor Costa said...

Bike,
já reparaste que o poema e o teu texto são contraditórios? (não sei se foi propositado...) Mas concordo bem mais com aquilo que dizes...

Gomas,
tenho um post preparado há algum tempo que te contradiz. Um dia passa pelo laboratório... Uma dica: experimenta roubar uma ninhada a uma cadela parida e logo vês se não tem sentimentos...

1:31 da manhã

 
Blogger gomas said...

Então o que me estas a dizer é que essa cadela tem inveja das outras pq têm cachorros mais bonitos e ama profundamente o cão a quem pertencem os cachorros! Boa!

2:16 da manhã

 
Blogger shardi said...

em relação aos animais, como a nossa cadela parida, acho que se trata apenas da prova viva de 2 leis da natureza, "a lei do mais forte" e "subrevivencia do mais apto". Se a cadela for forte o suficiente e inteligente consegue proteger os seus cachorros, e assim os mantem a subrevivencia da especie...
mas se ouvires o teu cão que não te vê á 15 dias, então aí ves a diferença... e sem duvida que eles tem sentimentos, e + sinceros que os nossos!!!

em relação ás palavras: o seu significado é algo que consegue aproximar-nos do que realmente queremos dizer... mas o problema começa mmesmo aqui: qual o significado de amor? e de amar?

"as palavras são pedras cinzentas, cada um pinta-as da cor que mais gostar"

6:10 da tarde

 
Blogger Igor Costa said...

Não, Gomas. Estou-te a dizer que a cadela criou uma relação afectiva, sentimental e individual em relação a cada uma das crias. Da mesma forma que tu não gostas de alguém por teres inveja de um amigo teu gostar de outra pessoa... Era isto que dizia...

1:21 da manhã

 
Blogger gomas said...

explica-me lá o q é q o "instinto de sobrevivencia da espécie" (que é aquilo a que tu chamas "uma relação afectiva, sentimental e individual" tem a ver com o facto de eu "não gostar de alguém por ter inveja de um amigo meu gostar de outra pessoa".. É que não percebi a ligação..

4:18 da manhã

 
Blogger Igor Costa said...

Eh pá, isto está a complicar, e daqui a pouco perco-me...
Achas que aquilo que te faz gostar de alguém (e refiro-me a raparigas), é o instinto de sobrevivência da espécie (a que ambos pertencemos), ou uma apetência dos animais para a actuação mediante sentimentos?
Eu acho que é a segunda. Tal como nos animais, o que nos faz criar relações afectivas interpessoais são esses sentimentos...

8:03 da tarde

 
Blogger Bike said...

"uma apetência dos animais para a actuação mediante sentimentos????????????"
nãp consigo compreender a tua "confusão" entre sentimentos e instintos.... isso é apenas mais uma das coisas k nos diferenciam dos animai... n?
no entanto até tens razão na parte do "o que nos faz criar relações afectivas interpessoais são OS(e n esses) sentimentos...", mas n concordo quando dizes: "Tal como nos animais" O_o

6:21 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

é possivel que sim, mas agora explica-me onde é que sentimentos como a inveja se enquadram na tua teoria..

10:09 da tarde

 
Blogger shardi said...

isto tá a ficar mesmo confuso...
1º - falamos de palavras k podem não ter o mesmo significado. cada um sente, os sentimento de uma forma unica, acho k isto é indiscutivel. o Bike tem razao, não podemos dizer k alguem não sabe o que é este ou akele sentimento, porque podemos ter formas diferentes de os sentir.

2º - nós e os animais: as relaçoes afectivas que eles criam entre eles e as crias, ou até mesmo connosco, são realmente sentimentos, que tipo de sentimentos são? pah nah xei xincheramente

3º- em relação ao ultimo coment do alchemist... vamos colocar uma hipotese na mesa: será k aquilo k nos faz gostar de alguem (rapaz-raparaiga e vice-versa) é mesmo actuação perante um sentimento? faço só +2 perguntas: que tipo de mulheres gostas? repara bem no que pensaste. nao será k lá no fundo queres k os teus filhos tenham as mesmas caracteristicas da mae? (atenção isto é apenas hipotese, nem teoria é... mas avaliar uma pessoa é n só plas caracteristicas fisicas mas tb pelas psiquicas)

10:51 da manhã

 
Blogger gomas said...

Uma vez que é possivelque não se chegue a nenhuma conclusão, aproveito para avisar que a esta hora está a dar um filme com bolinha na sic-radical.. Secalhar faz-nos chegar a conclusoes mais definitivas..

Depois n digam q eu n avisei. :D

1:37 da manhã

 
Blogger shardi said...

pois e kem n tem sic radical...

baba-te lá

3:39 da manhã

 
Blogger Igor Costa said...

Bike,
quando falava com o Gomas, ele dizia que aquilo que ligava uma cadela às crias era apenas o instinto de sobrevivência. O que eu disse foi que esta ligação era feita por sentimentos, tal como nos seres humanos.

Gomas,
não percebi a da inveja, pá.
Estive a ver o filme e, em relação a isto, fiquei na mesma. Mas foi melhor que discutir sentimentos e cadelas e o caraças...
Frosteye,
em relação às palavras e ao que o bike dizia no início, plenamente de acordo.
Em relação ao teu segundo ponto, eu acredito que sejam sentimentos, tal como nos humanos.
Quanto às minhas preferências, é o que sustenta a minha teoria. Nunca consegui escolher as pessoas de quem gosto. Há sentimentos que se sobrepõem eque, de uma forma insconsciente, me ligam a uma rapariga.

1:06 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home